De acordo com a sua missão em tornar a indústria de cibersegurança mais forte, a Kaspersky está a preparar-se para abrir o primeiro Centro de Transparência na região da Ásia-Pacífico, que ficará localizado na CyberSecurity Malaysia – a agência nacional da Malásia especialista em cibersegurança – em Menara Cyber Axis, Cyberjaya, perto das principais agências governamentais de cibersegurança do país. 

Assim como em Zurique e Madrid, o Centro de Transparência da Malásia irá funcionar como uma entidade fidedigna para os parceiros e stakeholders governamentais da Kaspersky poderem verificar o código fonte das soluções oferecidas pela empresa. O novo centro irá também funcionar como um centro de informação, onde os convidados têm a possibilidade de saber mais sobre os processos de engenharia da Kaspersky e sobre as suas práticas de processamento de dados.

As entidades reguladoras governamentais e a rede de clientes empresariais da Kaspersky podem solicitar a revisão das suas soluções e serviços, incluindo a análise de ameaças, a revisão de segurança e o processo de verificação de segurança das aplicações. Estes podem ainda rever o código fonte das soluções para consumidores e empresas mais prestigiadas da Kaspersky, como o Kaspersky Internet Security (KIS), o Kaspersky Endpoint Security (KES) e o Kaspersky Security Center (KSC), um centro para os produtos comerciais da Kaspersky.

Ainda assim, os stakeholders podem ainda rever todas as versões dos programas desenvolvidos pela Kaspersky e as atualizações da base de dados de antivírus, bem como a informação que é processada pela companhia, como os feeds de informação dos produtos, que são enviados para o Kaspersky Security Network (KSN), uma infratestrutura baseada em cloud.

Sobre a abertura deste novo centro, Eugene Kaspersky, CEO da Kaspersky, afirma: “É fantástico podermos estar aqui em Kuala Lumpur – no coração da região Ásia-Pacífico – para anunciar a abertura do nosso terceiro Centro de Transparência. Com este centro, pretendemos mostrar aos nossos clientes e stakeholders governamentais que os nossos produtos são 100% de confiança e garantir o nível mais elevado de proteção em cibersegurança. Este lançamento ajuda-nos também a provar que todas as atividades que planeámos para a nossa Iniciativa de Transparência Global continuam em marcha”.

“Estamos muito entusiasmados por poder inaugurar este novo centro digital, permitindo aos utilizadores experimentar os serviços e as capacidades oferecidas pela tecnologia da Kaspersky, aqui, na nossa região. Como uma mudança de paradigma para a indústria de cibersegurança, este centro – o primeiro nesta região – ficará localizado no futuro hub de cibersegurança em Cyberjaya, e tudo graças à cooperação da CyberSecurity Malaysia. Estamos muito gratos pelo compromisso e confiança que depositaram em nós, e este envolvimento é a prova de que as empresas privadas e a entidades públicas podem unir-se para garantir maior proteção aos seus utilizadores contra o cibercrime”, refere Stephan Neumeier, Managing Diretor da região Ásia-Pacífico da Kaspersky.

A abertura deste novo centro está inserida na Iniciativa de Transparência Global da Kaspersky – um projeto criado com o propósito de dar resposta às crescentes exigências de parceiros e stakeholders governamentais em saberem mais sobre a forma como os produtos e as tecnologias da empresa funcionam. O centro irá abrir as portas aos visitantes já no próximo ano.

“A Kaspersky vai mudar-se para as novas instalações em Cyberjaya este ano e, por isso, estamos mais do que entusiasmados por podermos ser nós a receber o seu primeiro Centro de Transparência na Ásia. Uma vez que o panorama de ameaças continua a evoluir na Malásia e na região, acreditamos que este passo vai ser crucial para as empresas privadas e agências governamentais poderem construir uma base de confiança e de cooperação mútua”, comenta Dato’ Ts. Dr. Amirudin Abdul Wahab, CEO da CyberSecurity Malaysia.

E acrescenta: “A vontade da Kaspersky para abrir as suas portas e revelar os seus processos de informação demonstra que não têm nada a esconder. A Kaspersky vai também partilhar os seus conhecimentos e preocupações para tornar a indústria da cibersegurança melhor. Da nossa parte, esperamos que esta parceria funcione como exemplo para outras entidades privadas e governamentais, na luta pela justiça e transparência, em benefício dos nossos cidadãos e da própria indústria de cibersgurança”.

Desde que a Kaspersky anunciou o seu lançamento, em outubro de 2017, a Iniciativa de Transparência Global tem vindo a demonstrar um forte progresso. Em particular, a Kaspersky:

  • Começou a realocar a infraestrutura de armazenamento e processamento de dados dos utilizadores europeus da Rússia para Zurique, na Suíça, processo que estará completo no final de 2019;
  • Abriu dois Centros de Transparência na Europa – em Zurique (novembro de 2018) e Madrid (junho de 2019). O centro em Madrid também funciona como um centro de informação para os principais stakeholders da empresa;
  • Concluiu com sucesso o processo de auditoria SOC 2 (Service Organization Contro for Service Organizations), de tipo 1. O relatório final, publicado por uma das empresas Big Four de contabilidade, confirma que o desenvolvimento e lançamento das bases de dados de regras de deteção de ameaças da Kaspersky (bases de dados de antivírus) estão protegidos contra alterações não autorizadas por controlos de segurança fortes. Para mais informações e para aceder ao relatório de auditoria SOC 2 (tipo 1), consulte o site.
  • Tem vindo a desenvolver o seu programa Bug Bounty. Desde que a Kaspersky anunciou a extensão do seu programa, conseguiu resolver 66 bugs que foram reportados pelos investigadores de segurança e recebeu um prémio no valor de 45.000 mil dólares. A Kaspersky também apoia o projeto io, que funciona como um “porto seguro” para os investigadores de vulnerabilidades que estejam preocupados com potenciais consequências legais negativas das suas descobertas.

Para saber mais sobre os princípios de transparência da Kaspersky e sobre a sua Iniciativa de Transparência Global, visite o site www.kaspersky.com/about/transparency.

O acesso ao Centro de Transparência está disponível mediante solicitação. Para mais informações sobre o funcionamento dos Centros de Transparência da Kaspersky, consulte o site.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 1469 vezes
Tagged em
Top