Com o objetivo de fomentar a educação da próxima geração de ciberespecialistas, a Kaspersky fundou a Kaspersky Academy, uma iniciativa que já existe além-fronteiras, presente em vários países europeus, incluindo Portugal. A Kaspersky Academy é um projeto que nasce para promover o conhecimento sobre o mundo da cibersegurança, através do apoio à comunidade universitária na formação e desenvolvimento de jovens talentos em cibersegurança, uma vez que esta é uma das áreas mais requisitadas a nível europeu e vai continuar a evoluir nos próximos tempos.

Para 2022, estima-se que a Europa enfrente uma escassez de 350.000 profissionais de cibersegurança e é para inverter esta tendência futura que a Kaspersky Academy está a desenvolver a sua atividade. Este projeto baseia-se em quatro pilares - Educação, Investigação, Comunidade e Desafios e Competições -, todos eles orientados para fomentar uma cultura de consciencialização na área da cibersegurança entre os estudantes, em proporcionar o acesso a uma plataforma onde os jovens talentos possam partilhar os seus conhecimentos e experiências e, ainda, onde possam explorar ideias inovadoras, impulsionado o desenvolvimento de tecnologias de cibersegurança. A juntar a estes objetivos, o projeto Kaspersky Academy pretende também formar e garantir o desenvolvimento de profissionais de cibersegurança, para que se tornem altamente qualificados.

Entre as iniciativas educativas, a Kaspersky Academy inclui cursos para principiantes, estudantes – não só para os que se especializam diretamente em informática e cibersegurança, como para aqueles que vêm de outras carreiras – profissionais e executivos. A qualidade dos conhecimentos e competências são obtidas através do Programa de Certificação da Kaspersky, que possui três níveis: fundamental, avançado e especialista. 

Já na área da investigação, a Kaspersky Academy desenvolve programas com universidades, nos quais colaboram as equipas de I+D de ambas as entidades, combinando, por um lado, a experiência de anos da Kaspersky na luta contra as principais ciberameaças e, por outro, os recursos científicos do mundo académico.

Alfonso Ramírez, Diretor Geral da Kaspersky Iberia, comenta que“vivemos numa era de grandes descobrimentos no campo da tecnologia e da informação. Por outro lado, a cibercriminalidade também tem feito grandes progressos. Deste modo, assume-se uma prioridade sabermo-nos defender e proteger das numerosas ameaças que existem, e aproveitar todo o potencial das mentes mais jovens para saber como contra-atacar. Devido à escassez de ciberespecialistas, o objetivo da Kaspersky Academy é apoiar a comunidade educativa para facilitar a educação das gerações vindouras deste tipo de profissionais, porque, sem eles, a nossa missão em tornar o mundo um lugar mais seguro torna-se impossível”.

Este ano, em maio, a Kaspersky Academy realizou, pela primeira vez em Portugal, os Kaspersky Cybersecurity Days, um dos seus grandes programas para apoiar a comunidade universitária na formação e desenvolvimento de jovens talentos em cibersegurança. Esta iniciativa decorreu em duas universidades portuguesas de referência - a Faculdade de Ciências e Tecnologias (FCT), da Universidade Nova de Lisboa e no ISCTE-IUL, que reuniram um total de 80 participantes – e contou com o desenvolvimento de atividades dinâmicas e interativas, como workshops, palestras e formações, lecionadas pelos melhores profissionais de cibersegurança da Kaspersky, incluindo membros da sua Equipa Global de Investigação e Análise (GReAT). Neste evento de um dia, os estudantes e a comunidade académica foram desafiados a aprender mais sobre cibersegurança, ficando a conhecer a fundo as ameaças do presente e futuro.

 

Classifique este item
(0 votos)
Ler 1665 vezes
Tagged em
Top