As 10 startups selecionadas para integrar a segunda edição do programa de aceleração Techstars Lisbon em parceria com a Semapa NEXT vão mostrar hoje a investidores de todo o mundo por que motivo vale a pena investirem nos seus projetos. O Demo Day virtual do Techstars Lisbon permite ter acesso aos vídeos dos pitches das startups que vão apresentar as suas soluções de base tecnológica a mais de 200 investidores internacionais. Este ano o programa reúne startups de Portugal, Estados Unidos, Austrália, Israel e França. A Semapa NEXT já apoiou com uma verba de 120 mil dólares cada uma das jovens empresas aceleradas a partir de Portugal.

Este é o último dia do programa de aceleração de startups desenvolvido pela Techstars em parceria com a Semapa NEXT, braço de capital de risco do Grupo Semapa, no qual 10 startups farão um pitch perante investidores globais. Para além do acesso à Europa, estas startups vieram para Lisboa por reconhecerem que o ecossistema local é uma excelente hub de talento, de casos de sucesso e de mentores e, por isso, muito propício para crescer nos primeiros anos de atividade.

O balanço da segunda edição deste programa é extremamente positivo. Selecionamos 10 startups entre centenas de candidaturas, e desenvolveu-se um trabalho intenso nestes últimos meses para o qual estamos orgulhosos de termos contribuído. Hoje é um dia de celebração e uma oportunidade para todas estas startups e seus fundadores mostrarem o trabalho extraordinário que realizaram perante uma plateia, ainda que virtual, de investidores nacionais e internacionais”, refere Ricardo Pires, CEO da Semapa NEXT. “A ambição global que move estas equipas no desenvolvimento de soluções que produzem impacto positivo na sociedade nos mais diversos setores de atividade deixa-nos orgulhosos e motivados para continuar a apoiar e promover o seu crescimento”, acrescenta.

Acelerar o crescimento das suas startups a partir de Portugal foi uma decisão estratégica para estes empreendedores. Só dos Estados Unidos, onde existem tech hubs muito maduros, tivemos 4 startups participantes, o que é demonstrativo da qualidade do ecossistema empreendedor em Portugal, e em particular, em Lisboa. A participação neste programa de aceleração permite às startups beneficiar da experiência dos mentores do Grupo Semapa, ter acesso à rede internacional da Techstars que conta com 10.000 mentores, e beneficiar da comunidade de empreendedorismo em Portugal que permite o acesso a talento de classe mundial, mentores com experiência no crescimento rápido de startups e empresas a pagarem para testar novas tecnologias”, refere Hugo Augusto, Managing Director da Techstars Lisbon em parceria com Semapa NEXT.

COVID obrigou a adaptação do programa. Portuguesas Rnters, EmotAI e Secret City Trails no lote de startups aceleradas

A segunda edição deste programa arrancou em março e teve de se adaptar ao contexto pandémico e ao obrigatório confinamento social. Durante 12 semanas, o programa de aceleração decorreu virtualmente, um modelo que a Techstars já dispõe há largos anos.

O programa tem um formato presencial, mas, de repente, fomos “obrigados” a mudar o programa para um formato virtual. A experiência de vários anos da Techstars (através do seu programa virtual Techstars Anywhere) permitiu ajustar a programação rapidamente com o mínimo de disrupção. Adicionalmente, e mais importante, aproveitámos para explorar a oportunidade do formato virtual para reforçar o programa com conteúdos adicionais sobre gestão de crise, adaptação estratégia e gestão de tesouraria durante crises económicas. Também adicionámos sessões com mentores que viveram as crises de Internet em 2000, ataque de 11 de Setembro em 2001 e crise financeira de 2008 para partilharem os fatores críticos para se sobreviver com sucesso em situações similares. Por fim, convidámos empreendedores, com empresas em estágios de maior maturidade, para partilharem as suas estratégias para lidar com o contexto atual. O impacto destas medidas foi muito positivo como demonstra o progresso que as empresas apresentam nos seus pitches do Demo Day”, afirma Hugo Augusto, Managing Director da Techstars Lisbon em parceria com Semapa NEXT.

O programa deste ano apoiou startups das áreas da Tecnologia Industrial, Transporte, Viagens, Sustentabilidade e projetos que criem soluções adaptadas a várias destas indústrias. Para além das portuguesas Rnters, EmotAi e Secret City Trails, participaram no programa de aceleração jovens empresas dos Estados Unidos, Austrália, Israel e França.

Dos Estados Unidos vieram a Apres, cujo fundador se mudou definitivamente de São Francisco para Lisboa, a Labby, a Left e a VueBox. Da Austrália veio a ParaSpace, de Israel a QSEE e de França a TicTacTrip.

A Semapa NEXT pretende ser o parceiro de referência de fundadores de startups assim como de fundos de venture capital. O ecossistema de empreendedorismo está muito vivo em Portugal e esperamos continuar a contribuir para o desenvolvimento do seu potencial e para apoiar e promover a imagem de Portugal no mercado internacional”, conclui Ricardo Pires, CEO da Semapa NEXT.

O programa de aceleração de startups Techstars Lisbon em parceria com a Semapa NEXT investe anualmente em 10 startups nas áreas de Industrial Tech, Environmental Tech, Smart Transportation e Travel & Leisure. Para além do investimento, as startups beneficiam de um programa intensivo de aceleração de 12 semanas que procura condensar dois anos de trabalho num curto período de tempo. O programa permite o acesso a mais de 10.000 mentores, incluindo empreendedores, executivos, investidores e organizações líderes da rede global da Techstars, assim como a mentores do Grupo Semapa e dos seus parceiros, dando ainda a possibilidade de realizar pilotos das tecnologias que as startups estão a desenvolver junto das empresas do Grupo Semapa.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 224 vezes

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top