O mundo dos fones de ouvido ficou muito mais complexo com os recentes avanços tecnológicos. Se até há poucos anos a maioria dos modelos tinha o funcionamento parecido, atualmente existe uma série de especificações representadas por siglas que podem dificultar o entendimento. Veja o que significa cada um dos detalhes que podem estar presentes em seu fone:

ANC

A sigla ANC, muito presente nos fones atuais, significa Active Noise Cancellation, ou seja, cancelamento de ruído ativo. Isso significa que o fone é capaz de emitir barulhos em uma frequência que "anula" os barulhos externos, como os sons da rua, dos ventiladores ou do computador funcionando. Para isso, esses fones têm microfones embutidos, que captam os ruídos intrusos do ambiente e criam sons capazes de refletir e silenciar o que vem de fora.  Este tipo de fone é usado não apenas para ouvir música, mas também para obter momentos de silêncio, caso o usuário deseje manter apenas a função ANC ligada.

O contrário do ANC é o cancelamento de ruído passivo, que é normalmente feito através do próprio material do fone, com elementos capazes de realizar o isolamento acústico. Por exemplo, muitos fones intra-auriculares já cancelam o ruído externo apenas pelo formato e pela forma de colocar no ouvido.

TWS

TWS significa True Wireless Sound, ou seja, são os fones que funcionam de modo completamente sem fio, normalmente através de uma conexão via bluetooth com o dispositivo de reprodução. Com a tecnologia TWS, o aparelho que toca o áudio envia o som para um dos lados do fone, que encaminha para o outro lado de forma a oferecer a experiência completa. Um avanço recente é a tecnologia TWS Plus, em que o dispositivo envia o som para os dois lados do fone de maneira independente, o que melhora a qualidade.

Por representar a conectividade, o TWS está presente em vários tipos de fones. Existem até modelos de fone de ouvido à prova d'água com essa tecnologia, pois a falta de fios faz com que seja mais comum derrubá-los e a proteção se torna importante. Recentemente, também começaram a aparecer no mercado os TWS voltados ao público gamer.

A2DP e aptX

Estas duas siglas representam codecs de áudio e definem a maneira como os fones que se conectam via bluetooth ao dispositivo funcionarão. A2DP significa Advanced Audio Distribution Profile, ou seja, Padrão Avançado de Distribuição de Áudio, e foi o primeiro formato a ser utilizado nos dispositivos sonoros sem fio. Com o passar do tempo, esse padrão evoluiu e deu origem ao aptX, que é uma versão mais avançada do A2DP e, por isso, suporta uma maior largura de banda. O aptX proporciona mais qualidade no som e reduz o tempo de atraso entre os dispositivos conectados. Entretanto, existem menos dispositivos sonoros compatíveis com o codec mais novo.

RGB

RGB também é uma sigla presente no mundo dos fones e se refere ao sistema de cores Vermelho, Verde e Azul (Red, Green e Blue). Mas, essa função não traz nenhuma alteração na qualidade e experiência sonora do aparelho, interferindo apenas no visual. Normalmente, os fones com foco nos gamers, com iluminação em led, são definidos como RGB por conta das várias cores de luzes.

 

Classifique este item
(0 votos)
Ler 8118 vezes
Top