As casas do futuro serão altamente tecnológicas, podendo o respetivo controlo estar na palma da sua mão – literalmente, através do controlo via smartphones ou tablets. Dentro desse contexto, as cozinhas modernas não vão fugir à regra e beneficiarão também elas – a vários níveis - dos avanços tecnológicos ditados pelo progresso. Dos modelos de cozinhas às cozinhas por medida do futuro, os fabricantes de cozinhas terão na tecnologia uma preciosa aliada na conceção do espaço e na vivência do mesmo. Pensar a decoração de cozinha de luxo terá em conta a combinação com equipamentos modernos e ferramentas de vanguarda para os habitantes da casa. Para além disso, as cozinhas por medida e os modelos de cozinhas terão também atenção à eficiência energética e à sustentabilidade, na linha do que já se faz hoje em dia. 

Antes de mais, relembremos o óbvio: os avanços da tecnologia têm servido para nos ajudar. Assim, as casas que tenham as mais variadas valências tecnológicas, poderão beneficiar de um nível de praticidade jamais visto. No caso das cozinhas modernas, a tecnologia será preciosa, por exemplo, na gestão e economia do tempo e trabalho nas tarefas da cozinha. Tal como escolher bons fabricantes de cozinhas –  a Leiken é um caso de estudo nessa área - conhecer o que a tecnologia tem para lhe oferecer para além dos modelos de cozinhas ou das cozinhas por medida, é também importante.

Inteligência Artificial (IA) aplicada nas Cozinhas Modernas

As cozinhas já são, por natureza, um espaço interativo, de convívio e partilha. As cozinhas modernas sê-lo-ão ainda mais, reforçadas com a componente tecnológica que levará à interação entre homem e “máquinas”. E como? Bom, para além da monitorização dos mais variados utensílios da cozinha, as cozinhas modernas terão altos índices de conectividade. Pensar em modelos de cozinhas ou cozinhas por medida no futuro é incluir nestes sistemas como o IoT – internet of things (IoT), que – explicando de forma simples – ligam os aparelhos entre si. Nesse sentido, teremos ações humanas como controlo de voz e controlo por smartphone a comandar as máquinas. Assim, falar na decoração de cozinha de luxo, será também falar de Inteligência Artificial (IA), uma tecnologia já com bastante experiência no “mundo real”, bem como aplicação no segmento. No caso das cozinhas modernas, a IA pode ajudar na gestão da energia e na administração da dispensa. Se imaginarmos prateleiras com sensores e balanças, capazes de comunicarem dados em tempo real sobre o consumo dos mais variados bens, podemos perceber o potencial que o futuro nos reserva. Mas também no campo dos eletrodomésticos de cozinha as vantagens da tecnologia são relevantes. Vejamos o caso de dois dos mais conhecidos - os fogões e os frigoríficos.

No caso dos fogões, as cozinhas por medida do futuro terão fogões completamente diferentes dos que temos hoje em dia. Haverá placas tecnológicas, especialmente mais finas e com monitorização touchscreen – interessantes de ver também à luz da decoração de cozinha de luxo. Para além disso, terão controlo remoto via smartphone e ainda câmaras internas para que se aferir o estado dos cozinhados. As bancadas para preparação dos alimentos que irão ser cozinhados também irão sofrer alterações tornando-se mais eficientes no uso. Os frigoríficos são também peças importantes nos modelos de cozinhas, sobretudo a nível de funcionalidade. As tendências tecnológicas nas cozinhas modernas trarão várias novidades no que a frigoríficos diz respeito. Entre estas, saliente-se os avisos sobre os alimentos a incluir nas listas de compras, que irão reforçar as informações sobre os ingredientes disponíveis ou em falta no frigorífico.

Energia e Sustentabilidade

A energia e a sustentabilidade são outras das questões importantes trazida para cima da mesa com o avanço da tecnologia nas cozinhas modernas. Os fabricantes de cozinhas, ao pensarem em cozinhas por medida e na sua oferta de modelos de cozinhas, terão presente que a energia eólica e a solar serão em parte responsáveis pela sustentabilidade do espaço. Tudo para otimizar consumos e fazer com que se consuma menos energia.

Energia sustentável, inteligência artificial, Internet of Things, fogões com touchscreen e frigoríficos inteligentes. Nada disto pertence a um futuro distópico, mas a uma realidade que se tem vindo a afirmar cada vez mais. A tecnologia nos modelos de cozinhas já está a acontecer. Os fabricantes de cozinhas estão atentos, e muitas cozinhas por medida já têm em consideração estas mudanças – o que significa que os clientes também estão atentos. Hoje, a decoração de cozinha de luxo é muito mais do que o nome diz. É também pensar no amanhã.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 1646 vezes
Top