A Check Point Research (CPR), área de Threat Intelligence da Check Point® Software Technologies Ltd. , detetou uma operação de ciberespionagem em curso, que tem como alvo os institutos de investigação de defesa russos. Atribuída a agentes de estado-nação chineses, a operação utiliza e-mails phishing direcionados enviados sob o disfarce do Ministério da Saúde russo para recolher informação sensível. Os e-mails identificados pela CPR continham documentos maliciosos que utilizam as sanções ocidentais contra a Rússia como isco, entre outras técnicas de manipulação. Os atacantes conseguiram escapar à deteção durante quase 11 meses, utilizando novas e indocumentadas ferramentas que a CPR detalha agora pela primeira vez. A CPR chamou à campanha "Twisted Panda" para refletir a sofisticação das ferramentas observadas e rastreadas até à China.

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia também se faz pela via digital, com ciberataques. Existem, por isso, ameaças direcionadas a setores estratégicos europeus de empresas e instituições públicas derivadas deste confl­ito. Os setores Energético, Telecomunicações, Transportes e Infraestruturas Críticas são os que apresentam um maior risco do ponto de vista da cibersegurança.

A Xiaomi, empresa líder mundial em eletrónica de consumo e fabrico inteligente, e a Leica Camera, cuja reputação lendária se baseia numa longa tradição de excelente qualidade, tecnologias inovadoras e fabrico alemão, anunciam hoje oficialmente a sua cooperação estratégica para o desenvolvimento da tecnologia de imagem nos dispositivos mobile. O primeiro smartphone com tecnologia de imagem de topo desenvolvido conjuntamente pelas duas empresas será oficialmente lançado em julho deste ano.

Fundada em 2010, a Xiaomi é atualmente o terceiro maior fabricante mundial de smartphones. Desde a sua criação há 12 anos, que a Xiaomi tem praticado a missão de "construir incessantemente produtos surpreendentes com preços honestos para permitir que todos no mundo possam desfrutar de uma vida melhor através de tecnologia inovadora", sendo os seus smartphones e outros produtos vendidos em mais de 100 países e regiões em todo o mundo.

A sessão de keynote do CEO da Microsoft, Satya Nadella, no primeiro dia do Microsoft Build 2022, esta terça-feira, destacou uma Power Pages criada por um português. A iniciativa de apoio aos refugiados ucranianos em Portugal teve assim visibilidade à escala global, no evento anual da Microsoft focado na comunidade de developers.
 
A plataforma “Ukraine Live Aid”, acessível em www.ukraineliveaid.com, arrancou em março e já inclui mais de 100 instituições em 17 distritos portugueses. Através de um mapa interativo, os utilizadores podem ver, em tempo real, os locais e entidades que aceitam doações para apoio a refugiados e submeter ainda novos pedidos para integração na plataforma.

Peritos da Kaspersky descobriram, numa investigação recente, uma nova campanha de malware direcionada. A actividade é notável pela sua utilização inovadora dos registos de eventos do Windows para armazenamento de malware ou pela impressionante variedade de técnicas de ataque - tais como conjuntos de pentesting comerciais e invólucros anti-detecção, incluindo os que são compilados com Go. Durante a campanha são utilizados vários Trojans de última etapa.

Os peritos da Kaspersky detectaram uma campanha de malware direcionada que utiliza uma técnica original, escondendo malware "fileless" dentro dos registos de eventos do Windows. A contaminação inicial do sistema é realizada através do módulo conta-gotas de um ficheiro descarregado pela vítima. O atacante utiliza uma variedade de coberturas anti-detecção sem precedentes para tornar os Trojans ainda menos visíveis na última fase. Para evitar ainda mais a detecção, alguns módulos foram assinados com um certificado digital.

Uma aplicação para dispositivos móveis que auxilia os visitantes do Museu do Trabalho Michel Giacometti, incluindo pessoas com limitações auditivas e visuais foi lançado pela Câmara Municipal de Setúbal.

A app, disponível para dispositivos Android e iOS, por descarregamento gratuito, amplia os conteúdos do Museu do Trabalho Michel Giacometti, com recurso às mais atuais tecnologias, para, à distância, permitir visitas virtuais e, no local, complementar a informação existente.

A NOS lança o serviço Navegação Segura, desenhado para proteger as famílias portuguesas durante a utilização da internet. Esta solução oferece a primeira linha de defesa contra ameaças online, garantido uma navegação segura dentro e fora de casa, em rede móvel e fixa e em qualquer browser.

A NOS está comprometida em desenvolver os mais avançados produtos e serviços assentes na conectividade, para antecipar e responder às necessidades dos seus clientes. Neste âmbito, volta a inovar ao disponibilizar, a partir de hoje, a primeira solução de proteção para acessos de internet fixa e móvel do mercado.

Pág. 1 de 3243

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Apoiamos

Gled Agra X Streamer @ Facebook

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top