Foi criado um site na internet que tem como missão alertar para a necessidade de se alterar alguns comportamentos de segurança no que à navegação na grande rede diz respeito.

Criado por Troy Hunt, o site “Have I Been Pwned” disponibiliza o acesso a mais de 300 milhões de passwords que caíram nas mãos de hackers. O objetivo, segundo o autor do site, é que as empresas tomem conhecimento e que, ao mesmo tempo, passem a consciencializar os seus funcionários da necessidade de se ter mais cuidado e um critério mais refinado sempre que é necessário criar uma palavra-passe.

O funcionamento do site (disponível aqui) permite ao utilizador saber se o seu endereço de e-mail consta na gigantesca lista que foi divulgada por hackers no seguimento de ataques informáticos realizados. Caso o endereço de e-mail conste nessa lista, é recomendável que (o quanto antes) se proceda à alteração da respetiva password de acesso, seja ele de um serviço seja ele de um website.

Esta lista pode ser acedida por empresas, profissionais ou até mesmo pelos consumidores finais, porém neste ultimo caso é recomendado que sejam efetuadas pesquisas de passwords antigas e que tenham sido usadas e não com passwords que estejam a ser usadas…

Todas as informações e modos de funcionamento deste site podem ser vistas em https://www.troyhunt.com/introducing-306-million-freely-downloadable-pwned-passwords/ .

Classifique este item
(0 votos)
Ler 5500 vezes
Tagged em
Top