45% admite ligar aos membros mais jovens da família a pedir a sua ajuda e 11% confirma mesmo sentir mais falta deste apoio que lhes é dado do que da presença física dos jovens familiares. A consequência desta quase dependência da presença dos mais jovens acabou por levar a que os avós (25%) os subornassem para receber apoio digital.
“As gerações mais velhas são hoje as mais “novas” no que diz respeito ao conhecimento tecnológico que a sociedade conectada na qual nos inserimos exige de cada um de nós. Concordamos que é necessária uma educação neste sentido, contudo depender apenas dos membros mais jovens da família não pode continuar a ser uma opção. A Kaspersky está a trabalhar para que haja uma maior consciencialização junto destas gerações mais velhas que lhes dê, ao mesmo tempo, a confiança e o conhecimento que necessitam para desenvolver estas atividades sem precisarem da ajuda de terceiros,” explica Alfonso Ramirez, Diretor Geral da Kaspersky.
A maioria das pessoas inquiridas admitiu ter precisado de ajuda, durante os últimos 12 meses, para determinados trabalhos como a instalação de uma solução de segurança ou o combate a um vírus no computador. A realidade é que apenas um terço (35%) acredita que todos os seus dispositivos estão equipados com a solução de segurança mais adequada.
“As pessoas destas gerações mais velhas, aqueles que já estão a viver a segunda metade das suas vidas, veem os desenvolvimentos tecnológicos como algo totalmente novo e, por isso, acabam por ter medo de possíveis consequências como verem-se enganados por esquemas online. Por outro lado, quanto mais conhecimentos tiverem nesta área mais seguros e confiantes se vão sentir,” acrescenta Kathleen Saxton, Psicoterapeuta e fundadora da Psyched Global.
O relatório completo deste estudo pode ser encontrado aqui. Adicionalmente, a Kaspersky criou uma série de orientações para que as gerações mais velhas tenham cada vez mais conhecimento nesta área e para que saibam exatamente como se proteger de ciberataques. Estas orientações podem ser encontradas aqui.
Metodologia da investigação
Foi realizado um inquérito online a 11.000 consumidores de 13 países diferentes com quotas nacionais de representatividade para género, idade e região.