Microsoft corrige duas novas vulnerabilidades que afetam o Remote Desktop Service - Wintech

A Microsoft anunciou hoje através do Security Response Center blog, a disponibilização de correções de segurança para duas novas vulnerabilidades críticas (RCE) no Remote Desktop Services. Estas correções estão incluídas nas atualizações cumulativas de agosto e são distribuidas via Windows Update.

Estas estão identificadas nos boletins CVE-2019-1181 e CVE-2019-1182 e são similares à vulnerabilidade BlueKeep (CVE-2019-0708), entretanto corrigida pela Microsoft nas atualizações de junho.

De acordo com os CVEs, existe uma vulnerabilidade de execução remota de código no Remote Desktop Service, quando um atacante não autenticado se liga ao sistema de destino através do RDP e envia pedidos desenhados especialmente para esse efeito.

Esta vulnerabilidade é uma pré-autenticação e não requer a interação do utilizador. O atacante ao conseguir explorar a mesma, poderá executar código de forma arbitraria no sistema, instalar software, visualizar, alterar ou eliminar dados ou criar novas contas de utilizador com permissões totais.

Para explorar a vulnerabilidade, o atacante necessita fazer o envio de um pedido criado especialmente para o Remote Desktop Service via RDP.

Esta atualização soluciona o problema corrigindo a forma como o Remote Desktop Service lida com os pedidos de ligação.

Estas vulnerabilidades afetam o Windows 7 SP1, Windows 8.1, Windows 10, Windows Server 2008 R2 SP1, Windows Server 2012 e Windows Server 2012 R2.

O Windows XP, Windows Server 2003 e Windows Server 2008 não são afetados por estas vulnerabilidades assim como o próprio Remote Desktop Protocol.

A Microsoft recomenda que estas correções sejam instalada o mais rápido possível nos sistemas afetados, uma vez que a exploração desta vulnerabilidade poderá causar um incidente idêntico ao provocado pelo ransomware Wannacry.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 321 vezes
Tagged em

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top