Os especialistas da Kaspersky analisaram dados de 2020 e 2021 (janeiro a setembro) sobre o número de tentativas de “infeção” e objetivos destes ataques. De acordo com as conclusões obtidas, registou-se um crescimento no número de utilizadores atacados durante este período. Por exemplo, no mês de setembro, houve aproximadamente mais 160.000 alvos do que em Abril, um aumento de 45%. Nos últimos meses, os especialistas da Kaspersky também assistiram a um forte aumento do número de tentativas de “infetar” utilizadores: no terceiro trimestre de 2021 (julho a setembro) registou-se um aumento de quase 30%. A quantidade total de deteções também aumentou em relação ao ano anterior: de 24,8 milhões para 25,5 milhões. No caso de Portugal, este valor passou de 506.840 em 2020 para 445.682 em 2021. Ao nível de utilizadores afetados, registou-se também uma quebra em relação ao ano anterior, a nível nacional – 28 967 vs. 24 418.
"Como demonstram as estatísticas, os logins, passwords, detalhes de pagamento e outros dados pessoais, continuam a ser um alvo apetecível para os cibercriminosos e a ser uma informação popular no mercado negro. Por esta razão, encorajamos os utilizadores a tomarem medidas adicionais para protegerem as suas contas. Por exemplo, através da utilização de métodos de autenticação multifactor. O aumento da atividade de cibercriminosos que realizam furtos de passwords também sugere a necessidade de os utilizadores serem mais cuidadosos, de não seguirem ligações não verificadas e de utilizarem uma solução de segurança atualizada", comenta Denis Parinov, especialista em segurança da Kaspersky.
Para evitar ser vítima de programas maliciosos e esquemas que visam roubar credenciais, a Kaspersky recomenda:
- Manter sempre o software atualizado em todos os dispositivos para prevenir que os ataques se infiltrem na rede através da exploração de vulnerabilidades.
- Utilizar passwords fortes para aceder a serviços empresariais. Utilizar pelo menos dois fatores de autenticação para aceder à conta.
- Evitar publicar informações pessoais online que possam revelar a identidade, tais como morada, número de telemóvel, email, entre outros. Antes de partilhar qualquer coisa, considerar as consequências não intencionais e não partilhar nada que possa comprometer a privacidade, pessoal ou de terceiros.
A Kaspersky é uma empresa global de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. O seu profundo conhecimento do panorama de inteligência de ameaças e a sua experiência leva à criação contínua de soluções de segurança e serviços para proteger as empresas, as infraestruturas mais críticas, Governos e consumidores por todo o mundo.