As pessoas são constantemente incentivadas a adotar e a reforçar hábitos de segurança, mas com tantos conselhos – alguns conflituosos – é difícil entender por onde começar ou no que acreditar. Talvez seja por isso que as pessoas seguem pelo caminho mais fácil, escolhendo usar palavras-passe comuns como abc123 e 123456.

A Google anunciou que as principais plataformas de dispositivos comprometeram-se em disponibilizar, ao longo do próximo ano, suporte aos padrões de autenticação FIDO sem palavra-passe. A Google planeia implementar o apoio à autenticação sem palavra-passe no Android e no Chrome. A Apple e a Microsoft também anunciaram que irão dar apoio  ao  iOS, MacOS, Safari, Windows e Edge. Quando o utilizador se registar num website ou numa aplicação no seu telefone, terá apenas que desbloquear o seu telefone - a sua conta não irá precisar mais de uma palavra-passe. 

Como irá funcionar um futuro sem palavras-passe? 

Quando o utilizador se registar num website ou numa aplicação no seu telefone, terá apenas que desbloquear o seu telefone - a sua conta não irá precisar mais de uma palavra-passe.

Em vez disso, o seu telefone vai armazenar uma credencial FIDO, denominada por chave de acesso, que é usada para desbloquear a sua conta online. A chave de acesso  torna o registo  muito mais seguro, pois é baseado em criptografia de chave pública e só é exibido na sua conta online quando o utilizador  desbloqueia o telefone. 

Para se registar num website a partir do seu computador, o utilizador precisa apenas de ter o seu telefone por perto pois ser-lhe-á pedido para o desbloquear para ter acesso. Depois de fazer isto, o utilizador não irá precisar do seu telefone novamente e poderá fazer o registo  apenas desbloqueando o seu computador. Mesmo que perca o seu telefone, as suas chaves de acesso serão sincronizadas com segurança com o seu novo telefone a partir do backup na cloud permitindo que o utilizador retome exatamente onde o seu dispositivo antigo parou.

 

Classifique este item
(2 votos)
Ler 466 vezes
Tagged em

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Apoiamos

Gled Agra X Streamer @ Facebook

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top