A sessão de keynote do CEO da Microsoft, Satya Nadella, no primeiro dia do Microsoft Build 2022, esta terça-feira, destacou uma Power Pages criada por um português. A iniciativa de apoio aos refugiados ucranianos em Portugal teve assim visibilidade à escala global, no evento anual da Microsoft focado na comunidade de developers.
 
A plataforma “Ukraine Live Aid”, acessível em www.ukraineliveaid.com, arrancou em março e já inclui mais de 100 instituições em 17 distritos portugueses. Através de um mapa interativo, os utilizadores podem ver, em tempo real, os locais e entidades que aceitam doações para apoio a refugiados e submeter ainda novos pedidos para integração na plataforma.


Nas palavras do fundador do Ukraine Live Aid, Edgar Simões, Power Platform Support Engineer na Microsoft Portugal: “Este projeto nasceu da vontade de apoiar os refugiados ucranianos. A pandemia mostrou-nos que a tecnologia serve melhor o seu propósito quando está ao serviço das pessoas em momentos de emergência social e desta vez decidi agir. Percebi que havia muitos dados dispersos sobre os centros de doação em território nacional. Mesmo com conhecimento limitado em Microsoft Power Pages e quase nulo em programação, desenvolvi a primeira versão da aplicação num fim-de-semana. A plataforma assenta num conceito de inovação aberta, na qual os utilizadores podem interagir em comunidade, dá voz e coloca no mapa as várias entidades, permitindo escalabilidade à iniciativa.”
 
Satya Nadella, CEO da Microsoft, destacou a plataforma na abertura da conferência: “Já vimos pessoas a usar as Power Pages para trabalhos significativos e muito necessários. Em Portugal, Edgar Simões quis encorajar as pessoas a doar bens para ajudar a receção de refugiados. Utilizou o Power Pages para hospedar e construir a sua aplicação, permitindo-lhe lançar um site sem conhecimentos de HTML ou Web. Passou de uma ideia para impacto real em poucos dias.”
 
O Microsoft Power Pages anunciado hoje é uma plataforma de desenvolvimento e alojamento de páginas Low-Code, ideal para criar websites empresariais, permitindo que os criadores de Low-Code e os developers profissionais projetem, configurem e publiquem sites para desktop e dispositivos móveis através de uma experiência visual fluída. Sendo que já existia como um recurso no portal de Power Apps, o Power Pages foi agora redesenhado com uma nova experiência de utilizador e muitos novos recursos, tornando-se o quinto membro da família Power Platform, como uma oferta independente dentro do portefólio disponível.
 
Desde o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro, Portugal já recebeu quase 37 mil refugiados ucranianos1 e multiplicaram-se os movimentos de apoio. Para ajudar no acesso à informação integrada e visibilidade das organizações com angariações de fundos, nasceu a plataforma “Ukraine Live Aid”, que integra um mapa interativo em direto, apresentado num dashboard em Power BI e alimentado por uma base de dados única, desenvolvida no Power Pages da Microsoft.
 
Inicialmente, a plataforma arrancou com 30 pontos de doação e atualmente são já mais de 100 locais, em 17 distritos em Portugal Continental, Açores e Madeira e uma equipa de voluntários da comunidade técnica composta por sete pessoas. Disponível em português, inglês e ucraniano, a plataforma soma, desde a sua fundação, 1.680 visitas online.
 
Licenciado em Gestão pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo e mestre em Economia e Gestão da Inovação pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Edgar Simões mantém uma paixão pelos diferentes produtos e tecnologia da Microsoft: é, desde 2020, embaixador do programa Microsoft Learn Student Ambassadors e detém a certificação oficial da Microsoft “Power Platform Functional Consultant Associate”.

 

A Microsoft Portugal tem neste momento mais de 100 vagas ativas no seu site Careers, incluindo a função de Power Platform Support Engineer.  
 
A decorrer até 26 de maio, a conferência Microsoft Build 2022 será palco para as mais recentes inovações de código e desenvolvimento de aplicações. Mais informações aqui.
 

Classifique este item
(0 votos)
Ler 315 vezes

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Apoiamos

Gled Agra X Streamer @ Facebook

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top