Assim que um utilizador inicia a aplicação, o Trojan começa a recolher informações sobre o seu dispositivo e rede móvel. O telefone do utilizador muda para uma rede móvel e depois o Trojan pede ao servidor C&C para configurar a lista de subscrições que devem ser subscritas. O Trojan abre o endereço de subscrição numa janela invisível, e introduz o número de telefone do utilizador já adquirido, toca nos botões necessários e introduz o código de confirmação a partir de uma mensagem de texto. O resultado é que o utilizador recebe subscrições pagas sem se aperceber disso.
Outra característica notável deste Trojan é que pode subscrever não só quando o processo é protegido por um código de mensagem de texto, mas também quando é protegido por uma chamada telefónica: o Trojan faz uma chamada num número específico e confirma a subscrição.
“Embora as lojas oficiais sejam cuidadosamente controladas, os moderadores nem sempre podem apanhar estas aplicações antes de serem publicadas. Com estas aplicações, é ainda mais difícil reconhecer uma potencial ameaça, porque na realidade eles fazem tudo o que é proposto. A leitura das revisões dos utilizadores pode ajudar, mas também pode ser inflada. É por isso que recomendamos vivamente aos utilizadores que instalem uma solução de segurança fiável que impeça a descarga de programas perigosos', Afirma Tatyana Shishkova, security expert na Kaspersky.
Saiba mais sobre o Harly Trojan no Kaspersky Daily