Os sistemas anti-phishing da Kaspersky evitaram 5 milhões de ataques de phishing relacionados com criptomoedas em 2022, que aumentaram 40% face ao ano anterior. Em contrapartida, houve uma diminuição na deteção de ameaças financeiras tradicionais, como o malware bancário e financeiro. Estas e outras descobertas podem ser encontradas no mais recente relatório sobre ameaças financeiras da Kaspersky.

De acordo com o novo relatório da Kaspersky, o panorama de ameaças financeiras registou alterações significativas em 2022. Apesar de os ataques de ameaças financeiras tradicionais, como o malware bancário em PC e dispositivos móveis, se terem tornado menos comuns, os cibercriminosos deslocaram a sua atenção para novas áreas, incluindo a indústria de criptomoedas.

No último ano, o phishing direcionado para o roubo de criptomoedas aumentou significativamente, com um crescimento anual de 40% e 5.040.520 deteções em 2022, em comparação com as 3.596.437 registadas em 2021. Este aumento poderia ser parcialmente explicado pelo caos que ocorreu no mercado de criptomoedas no ano passado. De acordo com dados da Kaspersky, um em cada sete utilizadores de criptomoedas foi afetado por phishing. Uma tendência que poderá ou não continuar, dependendo da confiança que os utilizadores depositam nas moedas virtuais.

Embora a maioria destes esquemas empregue truques tradicionais, como giveaways para obtenção de dados pessoais, uma nova campanha recentemente descoberta pela Kaspersky mostra que os atacantes estão constantemente a surgir com novas técnicas para garantir o seu sucesso.

Neste esquema recente, o utilizador recebe um ficheiro PDF em inglês por email, afirmando que se registou numa plataforma de criptomoedas cloud há muito tempo e que deve retirar urgentemente as suas criptomoedas, uma vez que a conta está inativa. O ficheiro contém um link para uma plataforma falsa. Para retirar os ativos, o utilizador deve preencher um formulário com as suas informações pessoais e bancárias, incluindo o número do cartão ou da conta, e pagar uma comissão através de uma carteira de criptomoedas.

"Apesar de alguns problemas que ocorreram no mercado de criptomoedas nos últimos seis meses, na cabeça de muitas pessoas, este continua a ser um símbolo de enriquecimento rápido e com um esforço mínimo. Por conseguinte, o fluxo de atacantes neste campo não se esgota. A fim de atrair as vítimas para as suas redes, estes criminosos continuam a inventar histórias novas e cada vez mais interessantes", afirma Olga Svistunova, especialista em segurança da Kaspersky.

A Kaspersky é uma empresa global de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. O seu profundo conhecimento do panorama de inteligência de ameaças e a sua experiência leva à criação contínua de soluções de segurança e serviços para proteger as empresas, as infraestruturas mais críticas, Governos e consumidores por todo o mundo. O portefólio de segurança da empresa inclui a solução líder de proteção para endpoint e um vasto número de soluções e serviços de segurança especializados que visam combater as ameaças digitais mais sofisticadas e em permanente evolução.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 1182 vezes
Tagged em
Top