Este crescimento está a atrair cada vez mais a atenção dos cibercriminosos, que estão a criar malware destinado a explorar plataformas baseadas em Linux. A Kaspersky registou mais de 14,5 milhões de ataques automatizados contra estes sistemas durante a primeira metade de 2023. O malware auto-distribuído é uma das técnicas preferidas pelos ciber-atacantes para explorar vulnerabilidades em sistemas integrados, ou embedded. No mesmo período, a Kaspersky descobriu 260.000 novos ficheiros maliciosos, uma média de 1.400 ficheiros maliciosos por dia. Estes números realçam a importância de proteger os dispositivos integrados em plataformas Linux.
A Kaspersky disponibiliza uma solução completa, alinhada com as especificações de plataformas integradas e baseadas em Linux, tais como sistemas de ponto de venda (POS): ATMs, máquinas de venda automática, etc.
A sua abordagem de proteção multicamada permite realizar configurações com um elevado nível de personalização, e abordar a implementação em diferentes cenários. Isto proporciona um desempenho otimizado e uma proteção adaptada aos cenários de ameaça mais relevantes em cada caso individual.
A Kaspersky também protege contra ataques baseados em aplicações e periféricos, bem como ferramentas maliciosas. A Monitorização da Integridade de Ficheiros (FIM), juntamente com a gestão centralizada de eventos e a integração com capacidades SIEM de terceiros, fornece proteção contra ataques baseados na utilização de aplicações e periféricos, bem como de ferramentas maliciosas, dá apoio às empresas que trabalham com dados financeiros, pessoais ou confidenciais, ao cumprir os requisitos exigidos por regulamentos como PCI/DSS, SWIFT CSCF HIPAA, etc.
“Atualmente, o número de soluções especializadas na segurança de dispositivos integrados baseados em Linux é muito reduzido em comparação com o que é oferecido para dispositivos baseados em Windows. Mais e mais fabricantes e desenvolvedores de sistemas de hardware estão a optar por plataformas baseadas em Linux. Para satisfazer a crescente necessidade de segurança em tais sistemas, Kaspersky criou uma solução especializada e integrada dentro do seu produto Kaspersky Embedded Systems Securit, e fá-lo gratuitamente. Pode ser facilmente usada em infraestruturas heterogéneas, onde os dispositivos Linux devem ser integrados com máquinas antigas baseadas em Windows. Isto permite aos nossos clientes beneficiar de arquiteturas poderosas e económicas sem comprometer a sua segurança”, sublinha Oleg Gorobets, Senior Global Product Marketing Manager da Kaspersky.
Para obter mais informações sobre o Kaspersky Embedded Systems Security, visite este link.