Podemos resumir a história da série FIFA pode ser resumida em várias fases:
- Início (1993-2000): O primeiro jogo, "FIFA International Soccer," foi lançado em 1993 e apresentava times nacionais e internacionais. Ao longo da década de 1990, a série continuou a evoluir em termos de gráficos e jogabilidade.
- Expansão (2001-2006): A série FIFA expandiu-se com a adição de modos de gestão de equipas, como o "Modo Carreira" e "Manager Mode," permitindo aos jogadores assumirem o papel de um gestor de futebol. A jogabilidade também melhorou com gráficos mais avançados e maior realismo.
- FIFA Street (2005-2012): Durante este período, a EA Sports lançou uma série paralela chamada "FIFA Street," que se concentrou em jogos de futebol de rua e truques espetaculares.
- Next-Gen (2013-2023): Com o lançamento da PlayStation 4 e Xbox One, a série FIFA deu um salto significativo em termos de gráficos e jogabilidade. A física da bola e os movimentos dos jogadores tornaram-se mais realistas. O "Modo Jornada" foi introduzido, permitindo aos jogadores seguir a carreira de um jovem jogador de futebol chamado Alex Hunter. A série também começou a focar-se mais em modos de jogo online, como o "Ultimate Team," onde os jogadores podem construir as suas equipas personalizadas com base em cartas de jogadores.
- EAFC (2023) : Em 2022, a EA, anunciou o fim da parceria com a FIFA, pondo um ponto final numa ligação que durava desde 1993. Este fim de relação surge devido a divergências financeiras. A FIFA, que recebe 150 milhões de dólares (142 milhões de euros) da EA Games, pretendia com a renovação do contrato receber o dobro do dinheiro, tendo a EA Games negado e avançado para o romper da parceria. Apesar do fim da ligação à FIFA, e à sua marca, a EA paga cerca de 300 licenças para dar à série de futebol a sua autenticidade e onde se inclui um acordo com a Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol (FIFPRO) que permite que o jogo inclua um portfólio com milhares de jogadores de todo o mundo, licenças com marcas desportivas como a Nike e contratos com competições internacionais como a Liga dos Campeões da UEFA, na União Europeia, e a La Liga, em Espanha.
Em resumo, a série FIFA (agora EAFC) evoluiu ao longo dos anos, passando de um jogo de futebol simples para uma experiência de simulação de futebol completa, com gráficos de alta qualidade, jogabilidade realista e uma ampla gama de modos de jogo que a tornam uma das franquias mais populares no mundo dos videojogos.
Testei o jogo e não fiquei agradado – Bugs e mais Bugs
Este ano decidi abrir os cordões à bolsa, pois não recebi o habitual jogo de oferta para teste, ainda assim, e porque sou um fã deste videojogo, não quis deixar de lado a hipótese de o testar e partilhar desde já a opinião.
Se a EA se queria demarcar da saga FIFA, e do que marcou os últimos anos o videojogo, posso concluir e afirmar que isso falhou. Se poderia aproveitar para criar um novo jogo, que conseguisse cativar os seus fãs e adeptos, tal não parece que tenha acontecido.
Se em termos visuais o jogo parece melhor, com muitas animações, novos conteúdos (a hipótese de evoluir jogadores – uns gratuitamente, outros a pagantes) são bem recebidos, assim como os novos menus que foram simplificados e em tudo diferente ao que já era habitual, no entanto, os bugs continuam a gerar bloqueios de forma sucessiva, desde da simples marcação de grandes penalidades em squad battles, como o simples a abrir de packs que são oferecidos nos diversos desafios, ou em plenos jogos online.
Na minha experiência, todos os dias (desde sexta-feira), em que tenho jogado ao EAFC, tenho-me deparado com bugs que causam bloqueios levando a que se encerre e inicie o jogo, pelo menos, duas a três vezes ao longo das várias jogas em que é executado. Como se não bastasse, além do videojogo, também a WebApp, e aplicação para dispositivos móveis, tem bugs, não se podendo submeter alguns SBC's só sendo possivel finalizá-los entrando no jogo na consola para o fazer. Erros de tradução também são alguns, veja-se por exemplo o ecrã do Division Rivals, onde a informação referente às recompensas está trocada com a informação do final da época... Admissivel ? Parece-me que não!
Se FIFA 23 foi um dos jogos que mais atualizações recebeu desde o seu lançamento (não nos recordamos de uma versão que recebesse tantos updates em menos de um ano), o EAFC parece que vai pelo mesmo caminho, com estes bugs, irritantes, a causar alguns dissabores aos milhões de jogadores que estão a jogar um pouco por todo o mundo.
Recorde-se que a EA surpreendeu a comunidade com o aumento de preço nas diversas versões (cerca de 10%) acenando com algumas ofertas que poderiam minimizar o impacto desse valor. O custo da versão Ultimate (que permite jogar uma semana antes do lançamento global) aproximava-se dos 110€, um valor demasiado caro para aquilo que o jogo está, para já, a oferecer, e que está também a causar algumas dúvidas aos habituais jogadores que, provavelmente, vão adquirir o jogo mas em promoção.
Para finalizar, na minha opinião pagar 110€ por um jogo que mais parece não estar finalizado, é um custo demasiado alto, ainda para mais numa situação em que a EA poderia ter sido inteligente e aproveitado para criar o melhor jogo desde sempre com o romper da franquia FIFA, não o fez e está a gerar algum descontentamento por muitos dos fãs que pagaram este valor. Acho que, nestes casos, mais valia a EA dizer à sua gigantesca comunidade que o jogo saia mais tarde e lança-lo livre de bugs.
Sexta-feira sai, globalmente, o EAFC 24, e é também esperado que, nos dias seguintes, exista a primeira grande atualização… Como é habitual, aquilo que a comunidade pede é que não estraguem a jogabilidade que, para já, é dos poucos pontos positivos que a EA conseguiu introduzir e que, ao mesmo tempo, acabem com os bugs…
Title Update #1 will soon be available for the PC version of EA SPORTS FC 24 and will address stability issues that could have impacted some players.
— EA SPORTS FC Direct Communication (@EASFCDirect) September 24, 2023
TU notes are now available on the EASFC Tracker and will be in-game under the FC Live main menu tab.https://t.co/1o2g3mQrzV